A prefeita Marília Campos participou na noite desta segunda-feira (17/5) de cerimônia virtual de boas-vindas aos calouros do primeiro semestre de 2021 do curso de Gestão Pública da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Durante o encontro, Marília falou sobre sua experiência como gestora pública, os desafios enfrentados no executivo municipal em seus mandatos anteriores e os novos desafios de uma gestão em meio a uma pandemia.
Marília iniciou o diálogo falando que o grande desafio do executivo é criar políticas públicas que enfrentem a desigualdade social. “O maior desafio que temos no executivo é enfrentar as desigualdades sociais, que se refletem não apenas nas oportunidades que as pessoas têm, mas também onde elas moram e o acesso que têm às políticas públicas, que é reflexo da desigualdade econômica que se materializa em todo território”, pontuou.
“Então temos que pensar em um desenvolvimento local e obviamente esse desenvolvimento tem que ser inclusivo e pautado pelo processo de participação popular, que é fundamental para construirmos uma cidade mais cidadã”, completou a prefeita.
Segundo Marília, foi com base nessa diretriz que seu programa de governo foi montado, que expressa o compromisso com a população e com políticas públicas para promover o bem-estar social. Ela acredita que realizar uma boa gestão é definir qual é o projeto político necessário para a área pública e quais ações são importantes de se desenvolver. “Às vezes eu encontro pessoas que falam serem especialistas em gestão e trabalham no setor público, mas não têm nenhuma convicção política de projeto, não têm isso sintetizado. Isso dificulta fazer uma boa gestão, uma gestão com compromisso”, afirmou.
Outro desafio encontrado pela prefeita foi montar uma equipe de servidores capacitada para assumir a administração com ela. “Uma das tarefas mais difíceis foi compor uma equipe técnica com compromisso com o projeto político e que atendesse meus critérios. Hoje estou com minha equipe montada e estamos nos sintonizando politicamente”, reconheceu. “Nesses cinco meses, conhecemos qual foi o legado que herdamos, coisas boas e ruins, e estamos preparando para continuar com aquilo que é bom, desmanchar aquilo que foi ruim e planejar o cumprimento dos compromissos que assumimos na campanha eleitoral”, relatou a prefeita.
Para finalizar, Marília Campos disse aos estudantes que seu governo tem a preocupação de gastar menos e fazer mais e que seu projeto é governar além do gabinete, abrindo espaço para a participação popular na construção de políticas e projetos.